Paraty pode ser sido rota do ouro, por onde as riquezas passavam apenas de passagem. Mas se tem uma coisa que essa cidade é rica de forma ímpar, é em capital humano. E a Lia é mais uma das responsáveis por isso. E hoje é aniversário dela, então não consigo imaginar dia melhor para fazer essa publicação!
Conheci a Lia pessoalmente sendo entrevistado por ela. Olha que coisa doida! Ela tinha um programa de entrevistas chamado Sexta Básica, que era gravado no saudoso Núcleo de Midias, Artes e Tecnologia. O Núcleo, do qual Lia era uma das diretoras, era uma entidade muito foda. Na época, eu publicava fervorosamente meu trabalho fotográfico na internet – uma coisa que eu devia voltar a fazer por sinal – e tinha obtido bastante reconhecimento. E foi nessa brincadeira que ela me convidou para dar uma entrevista por lá.
Eu tinha acabado de começar a namorar com a Roberta, e ela foi comigo pra assistir. Tenho certeza que essa entrevista ajudou a impressionar ela um pouquinho, e deu um senhor empurrão nessa relação. A entrevista foi uma delícia – Lia dominou a cena com habilidade de quem fazia isso com frequência, e eu fiquei super nervoso, mas acho que não falei besteira.
Neste dia também conheci o Danilo Medeji, e estavam lá um monte de outras feras do audiovisual da cidade, como o Domingos, o Renato da Paraty.com e o Dinho.
E foi assim que conheci o Núcleo, instituição pela qual eu vi a Lia se dedicar muito!!! O Núcleo foi uma verdadeira escola para muitos jovens no audiovisual de Paraty. Pessoas como a Samara, que hoje está trabalhando na área e gravando até filmes, começaram suas carreiras por lá.
Um dos últimos trabalhos em andamento do Núcleo era a digitalização de um extenso material em video, que inclui o acervo da ECOTV. Um trabalho importantíssimo, e que até onde sei, teve uma grande parte realizada.
Passou da hora deste trabalho receber um patrocínio, seja do poder público ou de empresas privadas. Neste material está uma parte enorme da história da cidade, e conservar esta história é muito importante. Algo que a tecnologia de hoje tornará cada vez mais fácil e barato.
Lia, queria deixar um enorme agradecimento não apenas pelo carinho que você teve sempre comigo, mas com todos da produção audiovisual da cidade. Vocês foram o caminho para tantos, e a motivação para tantos outros.
Um abraço enorme! E que um dia, essa cidade ganhe um novo Núcleo!
EXIF EOS 5D Mark II 1/80s 85mm 1.8 em F3.2 ISO 1600
Url do Post no Instagram: https://www.instagram.com/p/DGns3MQOpbL/