Ana Bueno

Ana Bueno

Já ouviu falar na filosofia Kaizen? Trata-se de uma filosofia japonesa, focada no constante aprimoramento em busca do melhor resultado possível sempre. Não importa quão bom esteja, você segue tentando fazer melhor. Eu não sei se a Ana conhece essa filosofia pelo nome, mas com certeza, ela é uma das maiores praticantes dessa filosofia que já conheci. E eu acho isso sensacional!

“Ana do céu, como é difícil escrever sobre você!!!!”

Escrevi e reescrevi esse texto sobre a Ana Bueno diversas vezes. E provavelmente publicarei de qualquer forma, antes de ficar eternamente preso neste loop!

Com a foto foi a mesma coisa. Pré-selecionei várias, mas só no nosso último ensaio finalmente cravei um click que reflete um pouco de como eu a vejo: Com olhar inspirador, sempre olhando para a frente, pro futuro, inspirada, mirando na próxima coisa incrível que ela vai criar.

Acho que o click nunca será perfeito o suficiente, e é disso que estamos falando, perfeição! Porque é isso: A Ana me inspira perfeição.

A primeira lembrança vívida que tenho da Ana foi durante a campanha do Casé para prefeito. Atuante, brilhante, excelente oradora, e com um poder de engajamento enorme. O tipo de pessoa que provoca reações, que nunca passa batida.

Tempos depois fiz uma entrevista com ela sobre o projeto Escola de Comer. Como não admirar alguém que trocou um cardápio de macarrão com salsicha por uma dieta super saudável e nutritiva privilegiando alimentos comprados dos produtores locais e que ainda organizou um sistema que deu treinamento para todas as merendeiras, com sacadas como criar um livro de receitas ilustrado, de forma que até quem não soubesse ler pudesse entender? Genial, né? E isso é só uma amostra.

Talvez a cena que melhor a represente para mim, tenha ficado guardada apenas na memória: ela mexendo um tacho de comida enorme, debaixo de um sol rachando, umas 15:30 da tarde, enquanto pedia pra duas cozinheiras descansarem um pouco. As cozinheiras pararam para descansar um pouco. Já a Ana não descansou em nenhum momento.

Acabou que nos especializamos em gastronomia, e hoje temos o privilégio de já ter fotografado a comida da Ana em diversas ocasiões! Olha que vida maravilhosa a minha! E aí tem mais de um milhão de outras razões para admirar a Ana.

Não é a toa que ela é considerada por muitos – por mim também – a maior referência da alta gastronomia da cidade. A comida dela é algo tão fora da curva, que a única coisa que posso fazer é te dizer: Vá no Banana da Terra. Só vá. Depois vc me conta. Já dei esse conselho pra muita gente, e nenhuma pessoa que seguiu esse conselho se arrependeu. Todas voltaram lá depois.

Eu sou maluco por carne. Amo mesmo!! Mas uma das melhores coisas que comi na vida, foi um macarrão ao pesto, só com ervas da Casa Das Meninas que a Ana fez na festa da Anna Paula.

Como fotógrafo de gastronomia, vemos coisas que muitas vezes o cliente comum nem imagina. Conheci toda a cozinha do Banana da Terra, e caramba, que cozinha!

A primeira coisa que me chamou a atenção, foi antes mesmo de entrar lá: O cheiro! Se é céu tem cheiro, deve ser parecido com o cheiro da cozinha do Banana. Um cheiro tão bom que me dá até uma lagrimazinha de saudade no canto do olho só de lembrar. O aroma foi ficando mais intenso até que… entramos! E WOW!!! Com certeza, foi a cozinha mais organizada que eu já tinha visto na vida!

Tudo absolutamente nos seus devidos lugares, até o lixo já era separado e reciclado, numa época em que muito pouco se falava disso ainda por aqui. Tudo na caixinha, tudo etiquetado, todo mundo olhando data, todos os funcionários sabiam exatamente todos os processos e como fazer o que precisavam, uma coisa realmente fora de série.

E que equipe!!!! Todos solícitos, educadíssimos, e o mais impactante: Sempre sorrindo! Isso porque, apesar do clima de trabalho intenso que um restaurante tem, é nítido que a Ana se preocupa demais com o bem estar de sua equipe. A consequência é uma equipe esma é assim: exige sempre o melhor de si mesma.

Eu teria que escrever outro texto desse tamanho só pra tentar escrever o quanto a comida dela é incrível. Não tem nada nem parecido. É simplesmente fora da curva.

Mesmo assim, ela tá sempre preocupada, perguntando, avaliando, interessadíssima na opinião das pessoas que experimentam a comida dela, com a humildade que só os grandes mestres são capazes de ter.

Uma outra coisa que me vem à mente também é o jeito apaixonado que a Ana olha pro Casé – e ele para ela! Estão casados há muitos anos, mas sempre que vejo os dois juntos parece que namoram faz pouco tempo: trocam sorrisinhos apaixonados e um tá sempre fazendo um carinho no outro. É muito fofo!

Poder fotografar e experimentar (porque essa ma-ra-vi-lho-sa sempre deixa a gente experimentar tudo!!!) o cardápio inteiro do Banana é uma experiência surreal.

Estamos concluindo agora o trabalho mais recente ao lado dela e eu já tô inventando mais coisas pra gente fazer junto, porque caramba, como é legal trabalhar com alguém que a gente admira tanto!

Eu sei que a Ana vai seguir realizando coisas incríveis, e sempre surpreendendo todo mundo. E espero estar sempre por perto, pra registrar tudo e poder contar um pouquinho dessa história, que realmente merece ser contada.

Ana, eu tenho outras dezenas de lembranças incríveis com você que mereceriam ser contadas, mas esse post já ficou muito maior do que era pretendido. Então só quero te mandar um enorme beijo, um abraço carinhoso e meu MUITO OBRIGADO por me deixar fazer parte da sua vida.

Tenho certeza que também falo pela Roberta aqui, que já era fã dessa diva desde quando morava no Rio de Janeiro, e dá pulos de alegria toda vez que vamos trabalhar com ela e sua equipe. Tem sido muito incrível!! Muito obrigado mesmo!!!

EXIF Canon 60D F5.6 1/80 EF-S 18-135 em 64mm ISO 400 Luz de dia nublado entrando pela porta da Caiçarinha

Url do Post no Instagram: https://www.instagram.com/p/CzI7XOSOXH2/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *