Hoje o vou falar de uma pessoa que é muito especial pra mim a muito tempo, e foi também a primeira referência que tive desse cantinho maravilhoso que é Paraty: o nosso mestre dos mares, o Amyr Klink!
Eu não só aprendi a ler, como peguei gosto pela leitura muito cedo. Aos 6, já lia razoavelmente, e aos 8 já estava devorando gibis e livros como os da coleção vagalume.
Então, quando fiz 10 anos, ganhei da minha mãe uma edição do livro 100 dias entre céu e mar, do Amyr. “Você anda lendo muita bobagem, tá na hora de ler algo que preste disse minha mãe, que tinha visto uma entrevista do Amyr em algum canal de tv e ficou fascinada com a história.
E assim como ela ficou, eu também fiquei! Que história!!!
Neste livro, Amyr narra em detalhes a batalha que foi cruzar o Atlântico a remo. E que história: sem GPS, se localizando com um sextante, capotando o barco em diversas tempestades, uma aventura incrível que já deveria ter sido contada no cinema há muito tempo!
A história segue me acompanhando. No meu atual processo, o que mais me impressiona na viagem que ele fez hoje acontece antes do seu início: o planejamento. Tenho aprendido cada vez mais sobre a importância do planejamento e agora vejo que os sinais já estavam todos lá, em um livro que eu li pela primeira vez aos 10 anos de idade.
Porque de todos os dons do Amyr, se tem um que quero aprender, é sua capacidade de planejar. Ele é um mestre absoluto nessa arte! E é lindo de ver que faz questão de compartilhá-la.
Conhecido pelo seu pontualismo britânico, já ouvi até troças a respeito, mas hoje entendo perfeitamente: Amyr é um homem que dá verdadeiro valor a seu tempo, e por isso, e só por isso, é capaz de realizações tão incríveis. Bobos somos nós, que desperdiçamos nossos minutos com pura falta de comprometimento.
Já fiz muitos trabalhos incríveis como fotógrafo, mas filmar a chegada da sensacional Tamara depois que ela cruzou o oceano atlântico a bordo do Sardinha, totalmente sozinha -e com a coragem que só um membro dessa família poderia ter – é definitivamente é uma das lembranças mais queridas.
Neste dia, tive a honra de ir ao encontro dela a bordo do Paraty II, grande veleiro que Amyr usou em diversas de suas viagens mais famosas. Tinha lido tanto sobre aquele barco, e de repente, eu estava a bordo dele. E mais: Com o próprio Amyr no comando!!! (Obrigado à Marina, ao Amyr e a toda família Klink, este momento foi inesquecível e está guardado a sete chaves no meu coração).
Eu sinceramente acho que Paraty merece um espaço, ou museu, para contar a história do Amyr. É fundamental que as novas gerações conheçam o trabalho, as expedições e histórias desse homem incrível! E principalmente, que possam também ser motivadas por ele a buscar seus sonhos e alcançar seu verdadeiro potencial!
Recentemente, tive a incrível oportunidade ver uma palestra do Amyr ao vivo, e fiquei absolutamente encantado! Ele também é um orador incrível! Tudo que posso dizer é: Vá ver ele ao vivo! Se tem mais uma coisa que aprendi com ele, é: Não há tempo a perder!
Amyr, falta fonte pro tamanho imenso do MUITO OBRIGADO eu queria te dar. Tenho certeza de que a cada nova releitura de seus livros, eu ainda vou descobrir muitas lições, entre as óbvias e as escondidas. Que você tenha uma vida longa, plena, cheia de saúde e sucesso, e muitas viagens com essa família incrível, e possa nos brindar com muitos livros mais! E que eu possa ver mais palestras suas também! Um enorme abraço cheio de admiração!
EXIF Canon 5D Mark II – 85mm – F 1.8 – 1/125s – ISO 1600
Url do Post no Instagram: https://www.instagram.com/p/DF0CZGUuBzJ/