Giancarlo

Giancarlo Mecarelli

E essa figuraça aqui? Tenho certeza de que todo mundo conhece!

O Giancarlo é um exemplo de amor por Paraty. Aos 78 anos, com uma carreira de sucesso como fotógrafo e tendo criado um dos maiores festivais de Fotografia do país, é de se imaginar que hoje em dia ele viva uma vida pacata e tranquila, descansando e curtindo esse paraíso que é Paraty.

Nada mais longe da verdade! Com uma energia de deixar muito adolescente morrendo de inveja, ele está sempre empenhado em vários projetos, e sempre preocupado com Paraty!

O Giancarlo tem uma frase sobre Paraty que eu adoro. Ele diz que o centro histórico de Paraty é uma Ferrari, e que não podemos tratá-lo como um fusquinha. E ele tem toda a razão!

Sabe o muro do campo de futebol, cheio de fotos lindas? É projeto dele! E tem até foto minha lá!

A galera passa ali e se encanta com as imagens, mas não fazem a menor ideia do trabalho que um projeto desses dá. Imprimir é a parte fácil, e nem isso é tão fácil assim. Orçamentos diversos, verificação da qualidade, conferir se os prazos estão certos…

Mas o trabalho maior é o burocrático. Primeiro, tem as autorizações do poder público.

Mas não é só isso… entrar em contato com os fotógrafos, verificar a qualidade das imagens para impressão, lidar com arquivos enormes em alta resolução, fazer a curadoria das imagens, selecionar quais trabalhos se encaixam no conceito, em qual ordem serão apresentados… acredite, dá uma trabalheira. Mas ele dá conta, incansável!

Um outro trabalho que acho incrível, foi uma exposição que ele fez na rua, na praça da Paz, com retratos de gente de Paraty. Ver o encantamento da galera ao ver suas próprias fotos impressas não tem preço!

Com certeza absoluta, foi uma das principais influências quando eu comecei esse projeto aqui. Que aliás, nem nasceu como projeto, só virou um quando as pessoas começaram a elogiar e perguntar quem seria o próximo fotografado. Foi aí que percebi que tinha começado algo que vai ser difícil de parar – e adorei a ideia!

Agora você já tem uma ideia da baita responsabilidade que foi clicar essa fera. E claro, o nervoso me fez ramelar e o exif não foi o ideal.

Mas não é a toa, que entre meus amigos mais próximos (e agora você que leu até aqui, entre nós também), esse projeto em off tb chama-se “Foda-se o Exif”.

EXIF são esses códigos aí no final das postagens, e são basicamente um resumo dos aspectos técnicos da foto: modelo da camera, lente, distancia focal, abertura, iso e velocidade de obturador.

Qualquer fotógrafo profissional sabe imediatamente interpretar um EXIF. Eu sou um fotógrafo bem apegado na parte técnica, então o EXIF sempre foi importante para mim. Talvez, em alguns momentos, importante demais.

Sempre usei o menor ISO possível, e quando retrato pessoas, ambientes, gastronomia ou produtos, sou absolutamente perfeccionista. Então, quando decidi fotografar meus amigos, resolvi ir por outro caminho!

Em vez de me preocupar excessivamente com as condições de luz, ou me obrigar a ter sempre um flash e um softbox além da camera, decidi que faria essas fotos de forma bem mais orgânica: Usando luz natural, ou se for a noite, um pequeno LED que tem uma luz dura demais para retratos, mas é fácil de carregar.

Decidi também que a maior preocupação seria tentar clicar a essência, a forma que vejo as pessoas. E se houvesse ruído ou se o foco não estivesse absolutamente perfeito , isso não deveria importar tanto. Acredite, é bem difícil para mim, mas está sendo uma jornada incrível!

Considerando o feedback extremamente positivo que recebi dos retratados, parece que acertei na escolha. Espero que sim!

Gian, que você siga nos encantando com sua energia e seus projetos por muitos e muitos anos. Sou um grande admirador, e acho que temos muita sorte de ter um fotógrafo tão competente e engajado nas causas da cidade.

Um enorme abraço para você, meu amigo!

EXIF 5D Mark II 85mm F4 1/30s ISO 1000

Url do Post no Instagram: https://www.instagram.com/p/CzgZjx6rpH4/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *